1 - Quando procurar terapia?

Quando a pessoa estiver passando por qualquer dificuldade que esteja lhe trazendo sofrimento ou algum prejuízo na vida pessoal, social, profissional ou relacional e que não esteja conseguindo solucionar estes conflitos sozinha.

2 - Como escolher um Psicoterapeuta?

Esta é uma escolha muito pessoal e não existem regras pré-estabelecidas. O importante é que você sinta-se acolhido e à vontade com o profissional. A melhor forma de descobrir isso é marcar uma sessão, avaliar como se sente na situação e verificar se o profissional passa confiança na forma como atua.

3 - Quanto tempo dura um tratamento psicoterápico?

Isto varia entre os clientes e depende de vários fatores como, por exemplo: do nível de comprometimento com a terapia, da disposição para a mudança, do tipo de objetivo que está sendo buscado e do próprio problema que o cliente está passando. O importante é saber que quem define o tempo de duração da terapia é o cliente quando este percebe que está pronto para enfrentar sozinho as dificuldades da vida.

4 - Terapia é coisa para louco?

Durante muito tempo pessoas que freqüentavam consultórios psicológicos eram vistas como loucas. Infelizmente, até hoje muitos pensam desta forma. No entanto, ao contrário do que ainda se pensa, terapia não é coisa para pessoas loucas ou fracas. Muito pelo contrário, procurar ajuda é um ato de coragem de alguém disposto a enfrentar seus medos e aprender a lidar com suas dificuldades.

5 - O terapeuta irá me dar conselhos, dizer o que é certo ou errado?

Só quem pode dizer o que é certo ou errado para você é você mesmo. O terapeuta irá ajudá-lo a resgatar e construir valores para que você saiba distinguir o que é certo ou errado, bom ou ruim para a sua vida.

6 - Fazer terapia significa que sou incapaz de resolver os meus próprios problemas?

É um grande equívoco pensar que fazendo terapia não é você quem vai resolver seus problemas. O terapeuta irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim, você alcançará soluções mais criativas e eficazes para resolvê-los.

7 - Qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?

O Psiquiatra é formado em Medicina com especialização em Psiquiatria, enquanto que o Psicólogo é formado em Psicologia. A principal diferença entre eles é que o Psiquiatra, por ser médico, está apto a tratar dos problemas emocionais através de medicamentos, enquanto que os Psicólogos utilizam a psicoterapia. Muitas vezes, o trabalho pode ser realizado pelos dois profissionais quando existe necessidade de terapia aliada ao medicamento.

Voltar


"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos".
E. Roosevelt


© Copyright Integraree 2006.